Moda como instrumento de diferenciação

Antonio Rosa Junior

Como sabemos a moda é nossa aliada na busca por mostrarmos quem somos ou desejamos ser. Ela é em sua essência “aparência”, mas isso não quer dizer que seja falso, mas sim manipulável como?

Vamos a questão, todos nós participamos de grupos dentro da sociedade. Eles influenciam nosso comportamento, de forma a nos adaptarmos a valores estéticos. Exemplo: um advogado tem uma identidade visual diferente de um mineiro, nenhum é melhor que o outro, mas possuem características profissionais esperadas. É justamente aí que a moda entra pra dar características a certos grupos.

Punk: o punk talvez, seja uma dos manifestos culturais de mais forte ideologia. Seu início se deu como uma forma de contra cultura do mundo moderno. As roupas rasgadas, moicanos extravagantes e adereços como correntes e pulseiras com espinhos pontiagudos eram usados como forma de escandalizar a sociedade vigente.

(Figura: The Exploited)

As patricinhas: é um termo às vezes usado de maneira pejorativa, mas ele denomina mulheres com preocupação excessiva com a beleza e a moda, os tornando o foco da sua imagem. São geralmente jovens de renda alta que se reúnem em grupos de mesmo pensamento e formam o grupo, geralmente consumista e de intelecto duvidoso.

Imagens filme “As patricinhas de Beverly Hills

Góticos: o movimento gótico surge no final dos anos 60, com o declínio do movimento punk. Sua expressão lembra sentimentos melancólicos.

O Bauhaus foi uma banda significativa para o movimento e gostavam de enfocar a morte, morcegos e ritmos de natureza pagã. Os góticos não se resumiam a músicas e estética, mas também uma nova atitude diante do mundo, mais interiorizados e introspectivos.

Imagem Banda Bauhaus

Hippies: o movimento hippie surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, pregavam o amor livre, respeito á natureza, sem preocupações. Os hippies protestavam contra a guerra do Vietnã participando de marchas contra a guerra, também se implicaram no movimento feminista e dos direitos afrodescendentes.

Imagem: Banda Jefferson Airplane

Existem outros infinitos outros grupos, nós enquanto pessoas devemos ver qual ou quais mais parecem conosco. Vamos tentar evitar ser quem não somos.

Colunista Antônio Rosa Júnior

Antonio Rosa Junior

Estudante de Design de Moda no SENAC vai trazer um conteúdo sobre as principais tendências do setor no Brasil e Mundo.