Primeira consulta pelo Sistema de Saúde em Londres

Adrieli Roman

Uma das maiores preocupações de quem vem morar no exterior, com certeza é como que funciona o sistema de saúde no país escolhido. Antes de viajar eu fiz algumas pesquisas sobre esse assunto e confesso que fiquei bem assustada com o que tinha encontrado. Mas hoje, depois de já conhecer pessoalmente, vou compartilhar com vocês como foi a minha experiência por aqui.

Uma coisa que não posso negar é que sim, todo sistema que envolve saúde por aqui é diferente do Brasil. Começar pelas farmácias, na maioria delas você não vai encontrar farmacêuticos para te receitar algo, normalmente os atendentes ficam apenas no balcão das prescrições.

Perto de casa podemos encontrar dois tipos de farmácias, uma é de uma rede bem famosa por aqui a Boots, nela além de medicamentos também podemos encontrar muitos produtos de beleza, maquiagens, perfume, cremes, tem também uma ótica dentro da própria farmácia, ela é gigante e sempre encontro tudo que preciso. Os medicamentos, que não precisam de prescrição, normalmente ficam nas prateleiras de fácil acesso ao cliente, por exemplo: se você está com dor de cabeça, tosse, gripe, você vai na sessão de resfriados e escolhe seu remédio, é mais ou menos assim. Já a outra farmácia é mais parecida com as do Brasil, ela é um pouco menor e lá já tem atendentes para auxiliar, inclusive em alguns dias da semana também se pode fazer consultas direto com o médico e assim ele já pode prescrever os medicamentos caso necessário.

Recentemente eu precisei fazer minha primeira consulta aqui, e em época de coronavírus uma das últimas coisas que nós fazemos é ir até os consultórios. Então, todo sistema já está meio que preparado para realizar o máximo de consultas via telefone ou online. Bom, a primeira coisa que fiz foi entrar no site do NHS ( National Health Service), que é sistema responsável pela saúde daqui. No site você vai responder algumas perguntas e, em seguida, já vai receber as indicações do que precisa fazer, dependendo a situação eles já indiciam para chamar por uma ambulância.

No meu caso recebi a orientação para entrar em contato com meu GP (General Practitioner Surgery) seria como os nossos postos de saúde. Novamente entrei no site, e lá eles já indicam para qual telefone eu precisaria ligar conforme os meus sintomas.

A consulta foi toda por telefone, e com o médico responsável (e sim tudo em inglês). Depois da conversa, ele fez a prescrição e encaminhou para a farmácia mais perto da minha casa, para poder pegar o medicamento eu precisei confirmar alguns dados e pagar. Foi super rápido e só precisei sair de casa para buscar mesmo (em alguns casos ainda dá para baixar um aplicativo que eles entregam os medicamentos em casa)

Essa foi a minha primeira consulta por aqui, foi menos assustadora do que eu imaginava, mas espero não precisar fazer outra tão cedo (kkkk). Em geral o que vejo aqui é que toda a estrutura de saúde é muito organizada só precisamos conhecer onde buscar ajuda, na dúvida também é só ligar para emergência (rsrsrs).

Nada melhor que a experiência para perdermos o medo das coisas. Por hoje é isto pessoal! Até a próxima!!!!

Adrieli Roman

Adrieli Roman, apaixonada por viagens e em busca de novas experiências pelo mundo! Atualmente moro em Londres, e pelo meu instagram (@adrieliroman), você pode acompanhar mais de perto minha rotina por aqui!