Bem-estar

Dispensas de Clonazepan, o famoso Rivotril™, preocupa profissional da saúde em Nova Veneza

Somente na Unidade Básica de Saúde Central, de 1º de janeiro de 2015 até setembro, foram entregues 968 dispensações.

Uma das preocupações de Nova Veneza são as drogas, uma delas é de fácil acesso e está em quase todas as casas, o Clonazepan de 2 Mg, o famoso Rivotril™. Na Unidade Básica de Saúde Dino Gorini, no Centro, de 1º de janeiro deste ano até 17 de setembro segundo registros foram entregues 968 dispensações. Os números ainda são maiores, pois foram 54.622 mil comprimidos, falando em unidade.

“É um uso abusivo, qualquer reclamação é receitado o Rivotril e a quantidade dispensada por mês é absurda. Com o uso do sistema estamos controlando bastante, antes não tínhamos como controlar. O paciente vinha com uma receita e éramos obrigados a entregar. Agora a quantidade máxima é para 60 dias”, ressaltou a farmacêutica responsável pelas dispensações, Natália Gava Peruchi.

Segundo a farmacêutica, o Clonazepan pertence à família dos benzodiazepínicos, e é utilizado para indução do sono, relaxante, mas a principal característica seria parta controle de convulsões. “Aqui é mais usado para pacientes para indução do sono. Os benefícios e malefícios dependem da situação de cada paciente. Mas o controle deveria partir dos médicos, substituir por outro talvez, mas alguns pacientes realmente precisam, outros estão abusando e é um vício”.

Ela ainda afirma que o medicamento provoca dependência. “É uma droga, e o paciente não vai conseguir viver sem esse medicamento, com o passar dos anos causa muito esquecimento, além de outros vários riscos. Algumas pessoas tomam o dia inteiro e outras até mesmo para inibir a fome. Acho que os médicos e os usuários devem se conscientizar”, salientou.

A situação, segundo Natália não é nova, já que os pacientes há muito tempo consomem o comprimido e que tem um valor de baixo custo para a Saúde do município e farmácias que vendem o medicamento.