Bem-estar

Dicas de como envelhecer com saúde no Dia do Idoso

Médico fala sobre os mitos de a terceira idade ser marcada pelo dor e doença

Nova Veneza comemorou o Dia Internacional do Idoso, nesta quinta-feira, 1, com palestra preventiva sobre os cuidados para envelhecer com saúde.  Ainda na programação, o início da campanha do Outubro Rosa que será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município com trabalhos em grupos, exames como mamografia e preventivos em horários estendidos.

O palestrante e clínico geral, Adriano Rabello Serafim, destacou a importância de envelhecer com saúde. “Temos que tirar esse mito de que a terceira idade é uma fase marcada pela dor e pela doença, isso não é verdade. Existem em Nova Veneza muitos idosos plenos de saúde que dançam e caminham e jovens com 30 anos repletos de doenças porque levam uma vida completamente desregrada. Não é a idade que vai me dizer se uma pessoa tem saúde ou não”, ressaltou.

Segundo a enfermeira chefe da Unidade de Saúde do Centro, Luana Salvaro Margotti, os idosos têm uma resistência maior em realizar exames preventivos. “Há bastante resistência dos idosos por causa dos mitos, medo de descobrir alguma doença, mas quanto mais cedo melhor”, destacou.

As Unidades de Saúde de Centro e Caravaggio irão atender com horário estendido para atender exames de mamografia e preventivos. Além disso, a unidade do São Bento Alto terá um dia especial para a realização dos exames que ocorrerá no dia 21.

“Iremos trabalhar com grupos de adolescentes, casais, de mulheres e outro de homens. Nos encontros será trabalhada a prevenção dos cânceres. Será uma campanha em conjunto do Outubro Rosa e Novembro Azul, onde estamos juntos por uma boa causa: a saúde”,apontou a coordenadora de Atenção Básica da unidade de Caravaggio, Nilza Kauling.

Câncer

O câncer de mama é a proliferação de células anormais e, segundo Serafim, pode ser identificado com antecedência através da mamografia, assim como as infecções vaginais.

“A mamografia é o principal exame de rastreio para câncer de mama e o preventivo, para o de colo uterino, HPV, candidíase, tricomoníase, que são as infecções vaginais. A mamografia é indica a partir dos 40 anos e a partir dos 35 se tiver histórico familiar. O preventivo a partir do momento que a mulher inicia a vida sexual”, salientou.

O médico também destacou a importância do autoexame, onde a mulher a partir do toque nos seios poderá suspeitar de algum nódulo.