Notícias

Alunos de Concórdia visitam Nova Veneza

Foram visitadas a E.B.M Bairro Bortolotto, os pontos turísticos e os alunos também puderam apreciar a gastronomia típica italiana.

Alunos da Escola Básica Municipal Ana Zamarchi Coldebella, de Concórdia participaram na quarta-feira, dia 30, de um intercâmbio cultural com Nova Veneza, além de realizar um city tour pela cidade. Os 21 estudantes visitaram uma das escolas do município que conta na grade curricular o ensino da língua italiana, já que na cidade de Concórdia 70% da população é descendente da região do Vêneto.

Segundo a professora de italiano da escola de Concórdia, Marisi da Rosa, as escolas do município possuem quilometragens para realizar passeios durante o ano e Nova Veneza foi o lugar escolhido pelos alunos do 8º ano.

“Nós somos a única escola com a língua italiana inserida no currículo em Concórdia. Buscamos fazer uma parceria verificando onde teria língua italiana nas escolas para troca de experiências e o lugar de Nova Veneza chamou a atenção já pelo nome, pelas imagens e história. Foi feita uma pesquisa e os alunos apresentaram trabalhos. Agora na volta iremos fazer trabalhos artísticos com massinha de modelar. Queremos também continuar o contato com os alunos da escola que visitamos”, ressaltou.

A escola visitada foi a Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, na qual os alunos participaram de uma aula de italiano durante o período da manhã.

“É muito importante para o nosso município este tipo de visita, se possível queremos realizar um intercâmbio entre as duas escolas”, ressaltou a técnica da pasta de Educação, Carmem Malgarese, durante a visita no gabinete do prefeito.

Os alunos também conheceram os pontos turísticos e história de Nova Veneza e experimentaram a gastronomia típica italiana. “É muito importante esse tipo de visitas e muito bom sabemos que somos vitrines para outras cidades. O grupo estudou durante muito tempo o município e quando chegaram aqui puderam ver e tocar em tudo que antes era uma expectativa. Cada grupo é sempre uma experiência nova, cada roteiro é sempre pensado no cliente. Importante sempre ter os equipamentos turísticos prontos e as pessoas sempre em sintonia”, salientou a proprietária da agência de turismo receptivo Roteiros do Sul, Franciele Mazzorana Zuchinali, que organizou a visita pela cidade.

Franciele também destacou a parceria com a Secretaria de Educação que foi fundamental na visita na escola dando maior conhecimento aos alunos. Segundo ela, haverá uma possível visita do grupo durante a Festa da Gastronomia de 2016.