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Helena Laços utiliza redes sociais para venda dos produtos

Cerca de 90 % da comercialização são acessórios variados para os cabelos, como laços, tiaras, coroas de flores e turbantes.

O Brasil já é considerado uma potência no mundo digital e isso inclui tanto a presença nas redes sociais como a utilização de sites para realizar o desejo de compra dos mais variados produtos até mesmo a comercialização de objetos feitos de artesanato. A marca Helena Laços de Nova Veneza utiliza a plataforma de comércio eletrônico para divulgar e formalizar 90% de suas vendas para diversas cidades brasileiras.

Depois do nascimento da filha, Juliana Freitas Clemente procurou alternativas que alinhassem o cuidado com a pequena e a necessidade por um trabalho. A solução veio dos laços que fazia para sua filha, Helena.

“Comecei fazendo laços para a minha filha, porém, as outras mães viam e queriam. Então resolvi empreender, formalizei o meu negócio e usar o artesanato como uma forma de geração de renda. O que resulta hoje em muitas encomendas” conta Juliana.

A artesã trabalha com o e-commerce usando como ferramenta o Instagram. “Vendo 90% das peças pela Internet e para diversas cidades do Brasil. Faço os laços, tiaras e acessórios e posto e a venda e as encomendas são garantidas. Com o tempo, consegui a fidelização do meu cliente”, afirma.   

Sobre a produção, Juliana comenta que gosto de criar sempre coisas diferentes. “Por isso que optei pelo e-commerce que vai direto ao consumidor final.  Já recebi propostas de lojas para produzir em grande escala, mas gosto de fazer peças variadas”, ressalta.

Os clientes são de estados como Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras cidades. Além do Instagram, um grupo no Whatsapp também ajuda nas vendas. “Acabamos criando um vínculo com a cliente e a maioria nunca nos vimos pessoalmente, mas compram há meses comigo”, conta.

Ateliê

Para realizar seus trabalhos, Juliana montou um ateliê em casa. Ela ressalta que é uma maneira de poder cuidar da filha e dos serviços de casa. “A produção chega a uma média de 50 peças por dia. Trabalhar em casa traz comodidade, pois estabeleci um horário das 13h às 19h, apesar de sempre ficar um tempo a mais. Faço tudo manual e um laço simples, levo cerca de sete minutos. Já uma peça mais elaborada demora cerca de quatro horas. Todos os acessórios que vão ao cabelo, desde o infantil até o adulto. O gosto pelo artesanato me levou a fazer os laços, sempre procuro referências, seja em revistas ou na internet”, salienta.

São vários acessórios como laços, tiaras, coroas de flores e turbante que segundo a artesã estão na moda neste ano. Os preços variam de R$ 15 a R$ 20, quando a venda é feita pela internet o custo do frete fica por conta do comprador.

“Meu foco agora é terceirizar a costura e confeccionar vestidos de festas e looks mãe e filha, e somente ficar com a aplicação dos detalhes. Além disso, com as novidades na produção pretendo contratar uma pessoa para me ajudar na produção”, destaca Juliana.