Tudo que você precisa saber sobre Santidade!
“Pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo.” – Levítico 11, 44.
Logo que nascemos, Deus nos chama à santidade. Nosso primeiro chamado é, justamente, “sede santos”! Mas, afinal, o que é a santidade?
Bom, basicamente, segundo o Papa Bento XVI, “a santidade, a plenitude da vida cristã, não consiste em cumprir ações extraordinárias, mas em unir-se a Cristo, em viver os seus mistérios, em fazer nossas as suas atitudes, seus pensamentos, seus comportamentos. É o ser conforme a Jesus.” Ou seja, Jesus é o santo dos santos e, de certa forma, imitá-lo é sinônimo de santidade.
Santidade é, simplesmente, “amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu”. Viver com a consciência de que é possível ser melhor a cada dia, refletindo a pessoa de Jesus. Santidade também é uma correspondência de amor: amar Jesus como Ele nos amou, entregando-se, doando sua vida a Ele, imitando-o.
Em nenhum momento, podemos confundir santidade com perfeição. São coisas extremamente diferentes. Os santos canonizados pela Igreja nunca foram perfeitos, mas reconheceram sua pequenez, fragilidade e humanidade e aliaram-na ao seu grande desejo: a santidade. Por isso, eles nos ensinaram que santo é quem faz da sua vida um altar do amor. Eles alcançaram a santidade, porque viveram a vida com todas as consequências da caminhada: erros e acertos, alegrias e tristezas, luzes e trevas.
Para uma pregação completa sobre santidade, clique neste link: https://youtu.be/oekYMKvEs3c