Notícias

Cerca de 2 mil alunos são esperados no Mundo SENAI em Criciúma

Atividade visa despertar o interesse dos visitantes pelas profissões e cursos oferecidos pela instituição

De 10 a 11 de setembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Criciúma abre as portas da sua unidade para receber a comunidade, estudantes e professores. O Mundo SENAI, realizado simultaneamente nas unidades do Senai pelo Brasil, tem o principal objetivo de despertar o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais oferecidas pela instituição.

Segundo o Diretor da Unidade Operacional do SENAI, Silvio Bitencourt da Silva, o Mundo SENAI permite que milhares de futuros profissionais tenham a oportunidade de conhecer mais sobre a indústria da região. “Em Criciúma, especialmente, ocorrem visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria. As atividades permitem a descoberta sobre o que o SENAI oferece para a melhor formação profissional. Com isso, torna-se mais fácil decidir qual carreira profissional deseja seguir”, explica.

“Nesses dois dias os alunos fazem a experimentação da profissão. Aqui, são guiados pelos próprios estudantes do SENAI e cada uma das áreas trabalhadas conta com a apresentação dos cursos pelos profissionais. No período que permanecem na instituição, eles podem acompanhar os trabalhos realizados nos cursos, a produção dos alunos e também a rotina da instituição”, enaltece o gerente técnico de educação do SENAI de Criciúma, Rodrigo Brandelero.

Para a estudante Gabriele Santana, da Escola Humberto Hermes Hoffmann, de Caravaggio, em Nova Veneza, a chance de conhecer os cursos do SENAI foi muito importante, especialmente para dar ainda mais certeza do que escolheu para o futuro. “Eu sou apaixonada por tudo que é ligado a moda e aqui vi que existem várias opções relacionadas a esse tema. Com certeza, depois que terminar o ensino médio é para este ramo que quero seguir”, garante determinada a estudante do segundo ano.

De acordo com o instrutor do curso de aprendizagem de construção civil do SENAI, Carlos Antônio Marques, esta iniciativa é uma grande oportunidade também para os alunos da instituição. “Nossos estudantes conseguem demonstrar todo o conhecimento que adquiriram aqui. Até mesmo as dúvidas que surgem com os alunos que chegam para a visitação auxiliam na aprendizagem. É uma troca de experiência que vale muito”, explica.

Ao todo, são esperados cerca de 2 mil alunos das escolas da região para a visitação que ocorre no período da manhã, das 8h30 às 11h30, à tarde, das 13h30 às 17h e à noite das 19h30 às 22h. Os alunos poderão visitar atividades como mostra de trabalhos do vestuário, segurança do trabalho, cerâmica, construção civil, olimpíada do conhecimento, pedreiro, desenho mecânico, Manutenção de microcomputadores e redes locais e inspetor de qualidade.

Colaboração: Douglas Saviato/ Novo Texto Comunicação