Quaresma, para quê?
“Eis o tempo de conversão,
Eis o dia da salvação,
ao Pai voltemos, juntos andemos
Eis o tempo de conversão!”
“Convertei-vos e crede no Evangelho.” – Marcos 1,15.
Caridade, oração e jejum são os pilares deste tempo. Na Quarta-feira de Cinzas, data de início da Quaresma, o Evangelho nos fala sobre essas três palavras-chave deste intervalo de conversão.
Por meio de caminhos como penitência, jejum, caridade, confissão, oração, leitura da Bíblia, Santa Missa e terços podemos viver de uma maneira adequada e intensa tudo isso. Marcada pela reflexão, a Quaresma é o momento que nos prepara para a Páscoa do Senhor.
Por isso, a Igreja nos convida à meditação e à mudança de vida, de mentalidade. Nós viemos do pó e ao pó voltaremos, ou seja, somos pequenos, falhos e não fomos feitos para este mundo. Portanto, fazer com que o nosso olhar esteja voltado para o céu e que a nossa vida caminhe tendo ele como principal objetivo é o intuito deste tempo.
Então, preparemo-nos! A Páscoa do Senhor é uma grande festa na Igreja e devemos estar devidamente preparados para ela. Vivamos este tempo de maneira focada, adequada, planejada e reflexiva, assim como a Igreja nos orienta. Amém?