As novas regras polêmicas do WhatsApp que exigem compartilhamento de dados com o Facebook

Vanessa Baldessar Antunes

Essa semana o WhatsApp anunciou que passa a ser obrigatório o compartilhamento de dados de seus usuários com o Facebook, dono do aplicativo de troca de mensagens.

As diretrizes, que entram em vigor em 8 de fevereiro, deixam claro que será obrigatório aceitar a troca de informações entre as plataformas. Caso os usuários não concordem com isso e não cliquem para aceitar as mudanças, a conta será suspensa. Isso fará com que seja impossível usar o mensageiro até que os utilizadores concordem com as novas regras.

Logo quem não concordar com os termos conforme notificação enviada, será convidado a desativar sua conta.

Quais dados dos usuários serão coletados?

– Dados básicos de sua conta

– Suas mensagens( nem todas são criptografadas)

– Seus contatos

– Seu Status 

– Dados de transações e pagamentos 

– Dados sobre a conexão e dispositivo

– Dados da localização 

Entre outros…

Entre os dados pessoais que poderão ser compartilhados entre as plataformas estão número de telefone e informações sobre o aparelho, como marca, modelo, empresa de telefonia e número de IP. Dados sobre a navegabilidade na ferramenta (como tempo de uso e quando o usuário está online) além da fotografia do perfil também poderão ser acessados pelo Facebook.

Você deve estar se perguntando sobre qual o problema do Facebook ter acesso a tudo isso, além do mais eles já têm caso queiram, não é mesmo?

Não! Eles possuem acesso mais ainda não possuem a nossa autorização para gerenciar todas as informações. Afinal, se fosse tão simples assim o Zuckerberg não mudaria as regras. Caso isso ocorresse agora geraria processos judiciais e com as novas regras não porque nós estaríamos concordando com absolutamente tudo. 

O WhatsApp fez em agosto de 2016 uma atualização global de sua política de privacidade que permitia ao usuário escolher se aceitava ou não compartilhar seus dados com a rede social e outras empresas do grupo, como o Instagram.

E agora, caso não queiramos concordar com tamanha discrepância o que faremos? Ficaríamos sem um aplicativo de troca de mensagens?

Claro que não, temos dois importantes aplicativos para escolher – Telegram e Signal.

O Telegram exige de seus usuários o número de telefone, nome e lista de contatos.  Já o Signal limita-se a pedir o número de telefone e adicionar o nome é opcional.

Tanto Telegram e Signal possuem códigos de programação abertos, portanto, é possível examinar quais dados são obtidos e o que é feito com eles. Do contrário do WhatsApp que tem um código de programação fechado e, portanto, tem pouca transparência sobre o que coleta.

O Telegram é uma das plataformas que direitistas americanos utilizam para divulgar suas mensagens, creio que aqui no Brasil também será o preferido.

Telegram e Signal já têm milhões de downloads após novas regras.

Eu já estou avisando meus contatos que a partir do dia 08 de fevereiro não serei mais usuária do WhatsApp, a não ser que o “Zuckinho” desfaça sua decisão, visto que o aplicativo do bilionário já despencou nos números de usuários e já é motivo de piada do seu rival Tegram.

Para não perder a piada uma imagem que descreve o Zuckinho.

Votos de felicitações.

Quero aproveitar o espaço e parabenizar a mulher mais incrível da minha vida – minha mãe.

 O espaço é pequeno e tão pouco conseguiria descrever tudo que representas na nossa vida e família. Você que sempre esteve à frente de tudo para tirar pedras e barreiras dos nossos caminhos merece toda a felicidade e reconhecimento do mundo.

És forte e decidida. És autêntica e determinada e não deixa nada para depois. Nos ensinou que o caminho da vitória e das conquistas nem sempre são fáceis, porém sempre valerão a pena.

Se o amor de mãe é um amor incondicional, o amor de uma filha e de uma família que tem uma mãe e mulher como você, também é. Você é a nossa raiz mais forte, você é o nosso florescer.

Eu sei que já lhe pedi muitas coisas na vida, o seu tempo, seu amor, sua dedicação, sua orientação e sua ajuda. Mas hoje, minha mãe amada, eu quero apenas lhe agradecer por tudo que você é para nós e lhe desejar uma vida ainda mais plena e feliz, muita saúde e muitos anos de vida! 

Te amamos dona Claudete Moretti, nossa atleta, que completa dia 18 de janeiro seus 5.9 e está com toda saúde e boa forma do mundo. Parabéns, só orgulho, que Deus te de a oportunidade de completar muitos aniversários ainda.

Bom final de semana a todos e até sexta!

“Me queira bem que não te custa nada”

Vanessa Baldessar Antunes

Vanessa Baldessar Antunes, souneoveneziana, casada e mãe de dois filhos. Formada em Serviço Social e agora acadêmica de Direito da Unesc. Esse será um canal de comunicação entre nós, eu e você, leitor. Pretendo transmitir o “recado” de maneira simples e objetiva, sabemos que a comunicação robótica não convence NINGUÉM.