Dia de Reis: História e Tradição
No dia 6 de janeiro, a Igreja Católica Apostólica Romana comemora o “Dia de Reis” com o intuito de relembrar a data em que os três Reis Magos entregaram presentes ao Menino Jesus.
Conforme a tradição vinda de Portugal, ainda na época da colonização brasileira, grandes grupos de pessoas saem pelas ruas vestindo roupas coloridas para alegrar e festejar, levando as bênçãos do Senhor às pessoas.
De acordo com a história de Natal, os três Reis Magos foram guiados até Jesus por uma estrela. Cada Rei Mago partiu de um lugar diferente: Melchior (ou Belchior) partiu da Europa, carregando consigo ouro, para representar a divindade e riqueza do menino. Gaspar partiu da Ásia, trazendo incenso, para proteger Jesus. Baltazar partiu da África, com mirra, óleo medicinal oferecido aos profetas.
As donas de casa da região aguardam os personagens do cortejo com alimentos para agradecer às bênçãos recebidas. Ao fim do Dia de Reis, os festejos do Natal se encerram, oficialmente, pelo mundo todo. Então, a árvore e os enfeites já podem ser desmontados.