Santa Dulce dos Pobres, a Santa Brasileira!

Proclamando a Glória

O nome completo e de batismo dela é Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Era de Salvador, Bahia. Desde pequena, por herança familiar, demonstrou amor pela população carente.

Aos 13 anos, passou a acolher mendigos e doentes em sua casa, posteriormente, esta casa passou a ser conhecida como ‘A Portaria de São Francisco’, porque os doentes se ajuntavam em sua porta. Foi nessa fase também que ela demonstrou interesse pela vida religiosa.

Em 1933, se formou professora e entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Sergipe. A partir daí, se torna, então, a Irmã Dulce.

Ela tornou-se exemplo de amor e entrega ao próximo. Ainda que com a saúde frágil, foi uma gigante no empenho aos mais vulneráveis. Mulher virtuosa, de profunda fé em Deus e abnegação, seu legado de humanização permanece até hoje. Sua trajetória é uma grande inspiração para todos vivermos no amor e na caridade.
A religiosa foi a primeira mulher nascida no Brasil a ser canonizada. No dia 13 de outubro de 2019, foi reconhecida pela Igreja Católica, tornando-se a Santa Dulce dos Pobres.

Detentora de muitas citações e pensamentos, afirmou:
“Se houvesse mais amor, o mundo seria outro; se nós amássemos mais, haveria menos guerra. Tudo está resumido nisso: dê o máximo de si em favor do seu irmão, e, assim sendo, haverá paz na terra”.

Proclamando a Glória

Proclamando a Glória é um grupo de oração católico, que busca levar pessoas para experiências extraordinárias com Deus por meio de acolhida, oração, pregação e assuntos voltados a vida e intimidade com o Pai.