Notícias

Vino & Formaggio: sommelier dá dicas de vinhos para iniciantes

Jean Stelmach sugere tipos de vinhos para que todos possam apreciar o encontro enogastronômico da melhor forma

A harmonização de vinhos é fundamental para iniciantes que estão tendo contato recente com o mundo das vinícolas. Conhecer sobre este nicho, faz com que os novos apreciadores tenham uma experiência ainda mais imersiva. No Festival Vino & Formaggio, o público pode apreciar uma sequência de rótulos e levar pra casa o que mais agrada o paladar. Para auxiliar nesta degustação, o sommelier da Rede Angeloni, Jean Stelmach, dá sugestões para que todos possam apreciar o encontro enogastronômico da melhor forma. O evento ocorre no formato open wine e food, de 14 a 16 de julho no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza.


A maioria das pessoas, principalmente as que estão começando a consumir vinhos, têm preferência pelos doces. Segundo Stelmach, não há problema e a recomendação são os vinhos de colheita tardia ou que façam menção a vinhos de sobremesa. Uma das sugestões, são os vinhos ou espumantes da uva moscatel, que são frescos e levemente doces.

O sommelier pede atenção aos vinhos do porto, isso porque a maioria é doce, mas seu teor alcoólico normalmente é de aproximadamente 20%, o que para vinho é muito. “O mundo do vinho é muito vasto e riquíssimo em informação. Ter a mente aberta e ser curioso vai lhe proporcionar provar vinhos incríveis. Sem contar que o nosso paladar evolui conforme vamos provando e descobrindo novos sabores”, ressaltou Stelmach.

A secura que a maioria dos vinhos, em especial os tintos, apresentam, incomodam quem está começando a apreciar a bebida. Por isso, a sugestão é procurar vinhos mais jovens, que sejam leves e que tenham menos taninos, que são substâncias químicas encontradas nas cascas, sementes e caules das uvas. “Nesses casos, recomendo vinhos da uva Pinot Noir, como os do Chile. Uma outra opção é a uva Dolceto D’Alba da região do Piemonte, na Itália. Nos vinhos mais jovens e sem passagem por barrica de carvalho, a uva Tempranillo de regiões como Castilla na Espanha, também são interessantes para quem está iniciando nesse universo”, comentou o sommelier.

De acordo com Stelmach, as regras de etiquetas necessárias para apreciar um bom vinho podem atrapalhar quem está começando a apreciar. “Uma boa taça ajuda muito na hora de consumir um vinho, mas nada impede de beber um rosé na piscina em um copo descartável ou um vinho em lata, que está bem na moda. O fato é que dependendo do vinho ou da ocasião, será importante escolher a comida, usar as ferramentas certas e cuidar das temperaturas. Esse conjunto vai melhorar muito a experiência de quem está iniciando”, destacou.

Ingressos

Para os apreciadores e iniciantes da enogastronomia que desejam participar do Festival Vino & Formaggio, os ingressos já estão disponíveis.

As entradas podem ser adquiridas no site Ticket Mais e nos pontos de venda: Lojas Transito, Pão do Pa, Doces da Ká e Restaurante Veneza.

Vale lembrar que crianças de até 12 anos não pagam.