Notícias

Programa promove 400 castrações em quatro meses de atuação

Programa de Prevenção e Bem Estar Animal iniciou no mês de setembro, em Nova Veneza

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE) e a Secretaria de Saúde, todos os anos encaram o desafio de combater o abandono e maus tratos de animais no município. Em setembro deste ano, a prefeitura implantou o Programa de Prevenção e Bem Estar Animal, que visa disponibilizar castrações de cães e gatos de forma gratuita. E neste mês, o programa encerrou as atividades de 2022 com um saldo positivo, totalizando 400 castrações.

Desde setembro, foram 240 caninos e 160 felinos, que receberam o procedimento. “Estamos muito satisfeitos com o resultado e aceitação do programa e campanhas de conscientização que estamos realizando. Ainda temos muito a fazer, mas estamos no caminho certo para mostrar para os cidadãos a importância dos cuidados com os animais e acabar com o abandono, que é considerado crime”, pontua o Presidente da Fundação, Juliano Dal Molin.

O programa funciona da seguinte maneira, basta o cidadão realizar o cadastro diretamente da Fundave ou baixar o aplicativo REVER, lá serão solicitados dados da pessoa e do animal. As pessoas que recebem até dois salários mínimos, têm direito de solicitar a castração do seu animal de forma gratuita. “Nós realizamos uma avaliação para ver se o cidadão se enquadra dentro das condições para poder realizar a castração do animal de forma gratuita ou pelo valor reduzido”, explica Dal Molin

O programa está previsto para retornar às atividades no mês de março de 2023.

Placas de conscientização

Além do programa de castração, o município vem atuando para coibir o crime de abandono de animais. Em alguns pontos estratégicos, a Fundave instalou placas de conscientização para alertar os moradores e turistas. “Esta ação visa monitorar e orientar a população para quem recorrer, em caso de flagrante. Sabemos que o problema não será resolvido de forma imediata, mas a nossa cidade já está avançando na questão das causas animais”, afirma.