Mais conectados. Mais conteúdo. Muito mais Nova Veneza.

Nova Veneza inicia o Programa Saúde na Escola

O programa de âmbito federal tem como objetivo identificar e prevenir problemas na saúde das crianças e jovens.

Nova Veneza iniciou as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) essa semana, em escolas do interior e do centro do município. Com o intuito de prevenção, os alunos receberam acompanhamento de uma enfermeira, nutricionista, vacinadora e dentista.

“Temos o acompanhamento com a nutricionista, dentista, enfermeiro para passar orientações, verificação do peso e altura, e a vacinadora para verificar se as vacinas estão em dia. Queremos expandir ainda mais esse programa. Conseguimos identificar problemas desde o início”, ressaltou a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde Básica do Centro, Cleidinei Policarpi.

Segundo a dentista Beatriz Gindri, o Programa Saúde na Escola é uma forma de prevenção. “Devemos sempre trabalhar com prevenção, começamos esse cuidado desde cedo para podermos identificar problemas desde o principio, orientamos os pais da importância de ir ao dentista. Durante a visita também verificamos como está a higienização nas escolas e fazemos a coleta de dados para sabermos das necessidades”, destacou.

 

Programa Saúde na escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral. A finalidade é integrar escola e Unidades de Saúde na realização de ações de prevenção, promoção e atenção a saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público.

As diretrizes e os objetivos do PSE evidenciam que, mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o Programa se propõe a ser um novo desenho da política de educação em saúde, que trata a saúde e educação de forma integral e parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens.

Texto: Gabriel da Conceição e Cris Freitas

 

Agenda cultural