Mais conectados. Mais conteúdo. Muito mais Nova Veneza.

Nova Veneza receberá dois espetáculos do Festival Nacional de Teatro Revirado em comemoração aos 20 anos do grupo

Os dois espetáculos estão programados para o dia 17, às 16h, na praça Humberto Bortoluzzi e às 19h30, no Teatro Municipal.

Dez municípios da região sul de Santa Catarina começam a viver teatro no próximo fim de semana. Um deles é Nova Veneza, que receberá dois espetáculos no próximo domingo, dia 17. O primeiro será o espetáculo do Grupo Argentino Variedades Escênicas, que apresenta “Um Sorriso Vale Mais que mil Palavras”, de Buenos Aires. A apresentação está marcada para as 16h, na Praça Humberto Bortoluzzi. Ainda no domingo o Cia Pé de Vento Teatro de Florianópolis sobe ao palco do Teatro Municipal, às 19h30, com o espetáculo “Dona Bilica Naquele tempo”. Ambas apresentações são gratuitas e tem classificação livre.

 

Martin

Em “Una sonrisa vale más que mil palabras”, o ator e palhaço Argentino Martim Martinez, traz humor, a manipulação de objetos, a proeza e a música num relato poético e sensível que se completa, como sucede no circo, com a participação do público.

Vanderléia Will

No espetáculo solo onde “Dona Bilica Naquele tempo”, a atriz Vanderléia Will é dirigida pelo ator e diretor Renato Turnes. Para criar o espetáculo a atriz e o diretor, realizaram uma pesquisa de campo junto aos moradores nativos de Florianópolis, representantes genuínos da cultura açoriana, que segundo a atriz, são a última geração que viveu “naquele tempo”.  “Sempre gostei das estórias, do passado, da memória, do antigo. E na arte de interpretar isso me levou a criar uma personagem que é um grito de muitas vontades que tenho desde que comecei a fazer teatro. Com Dona Bilica essas vontades viraram sonhos e os sonhos realidade”, comenta a atriz, Vanderléia Will.
Trailer do espetáculo  -https://www.youtube.com/watch?v=PORehmnUuq8

O Festival

O Festival Nacional de Teatro Revirado será realizado em dez municípios da região sul de Santa Catarina, de 16 até 23 de setembro. No total serão 48 apresentações, de 20 grupos de teatro dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e ainda duas atrações da Argentina. O festival é uma realização do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, que comemora 20 anos em 2017, com a apresentação do festival é da Fundação Municipal de Cultura e Esporte da Içara, patrocínio da UNESC, RAC Saneamento e a Cooperja.

 

Abertura

A abertura do festival será no dia 16, às 16 horas, na Rua Altamiro Guimarães, atrás da Matriz São Donato em Içara, com o espetáculo “Automakina Universo Deslizante”, do Grupo de Pernas Pro Ar, de Canoas – RS, que tem atuação de Luciano Wieser e a direção de Jackson Zambelli.

Tesear Automakina - https://www.youtube.com/watch?v=bzYWCfKZPFI

 

Revirada Cultural

Serão oito dias de evento, sendo que no último acontece a Revirada Cultural, com 12 horas de programação ininterrupta. As atrações iniciam às 10horas, na Praça da Juventude em Içara. Depois, às 21horas o evento continua no Colher de Chá, também em Içara. Na programação da revirada está incluído feiras, oficinas de perna de pau, de argila, pintura, escultura, muita música, dança, e é claro, teatro.

Colaboração: Antônio Roseng

Agenda cultural