Mais conectados. Mais conteúdo. Muito mais Nova Veneza.

A importância do psicólogo nas organizações

O psicólogo organizacional tem muitas oportunidades de atuação, de desenvolver atividades no intuito de facilitar o desenvolvimento das potências dos indivíduos que fazem parte da organização.

Sendo necessário que o psicólogo dispunha de suas habilidades, conhecimentos e atitudes em prol do benefício dos indivíduos, contribuindo assim com a empresa para que seus membros possam realizar um trabalho bem feito e com rendimento que gere lucro para tal e satisfação nos indivíduos que nela atuam.

Figura 1. Atuação do Psicólogo (dinâmica, recrutamento).

Retirado do site: minutopsicologia.com.br

É de extrema importância a atuação de um psicólogo dentro de uma organização, pois é ele quem atua juntamente com ás relações de trabalho com finalidade de reduzir as possíveis desigualdades que possam surgir, aplicando seus conhecimentos científicos sob análise crítica dos conteúdos no contexto que atua.

O psicólogo organizacional tem como objetivo melhorar as condições que promovem a saúde e o bem estar dos sujeitos desta, considerando a dimensão institucional. Podendo atuar individualmente ou em equipes multidisciplinares, em todos os contextos em que se dêem relações de trabalho.

Utiliza métodos e técnicas da psicologia aplicada ao trabalho, como: entrevistas, testes, provas, dinâmicas de grupo, para subsidiar as decisões na área de recursos humanos como: promoção, movimentação de pessoal, incentivo, remuneração de carreira, capacitação e integração funcional e promover, em conseqüência, a auto-realização no trabalho.

Segundo o autor Zanelli (2002), as funções atribuídas à profissão de psicólogo organizacional está assim resumida:

Contribuição para a produção teórica;

  • Participação em equipes multiprofissionais;
  • Analisar e diagnosticar as atividades intrínsecas ao trabalho desenvolvido na organização.
  • Promover treinamento e desenvolvimento de pessoal (diagnóstico das necessidades de treinamento, aplica e avalia);
  • Realizar avaliação de desempenho;
  • Implantar a política de estágio da organização – seleciona, encaminha e acompanha.

Fica claro que o psicólogo organizacional tem seu espaço estabelecido dentro de uma empresa, e que a procura por este profissional vêem crescendo cada vez mais.

Sendo assim, sua função como psicólogo é de facilitar e conscientizar os papéis de cada membro do grupo que compõe a organização, e assim, considerar a subjetividade de cada individuo não perdendo de vista sua inserção no contexto da organização. É usufruir de suas competências e habilidades como profissional para melhoria e crescimento da organização.

 

Agenda cultural