Mais conectados. Mais conteúdo. Muito mais Nova Veneza.

Reciclando Ideias

Reciclar ideias de moda faz parte de uma continuidade histórica, uma estável evolução das roupas que inclui uma contínua repetição de looks, estilos e elementos de decoração. (Rech, 2008).

Reciclar ideias significa encarar novos desafios; tentar ver com outros olhos aquela peça que já vimos inúmeras vezes, e que achamos fora de moda, feia, e tantos outros “adjetivos”.

Devemos reciclar nossas ideias e dar oportunidade para o novo, para aquilo que desconhecemos, ou não. (Santos, 2008)

“Na moda atual, existem dois conceitos que são relativamente semelhantes e também um terceiro que a este é agregado, e os três juntos tem uma proximidade conceitual grande, apesar de serem verdadeiramente distintos”.

São eles: 

  • Releitura
  • Vintage
  • Customização

 

 Releitura:

“Por algumas vezes, a moda de outros tempos já se baseou em referências do passado para chegar a novos resultados”. Contudo, foi nos anos 80 e 90 que a moda muito assimilou esta ideia e, a partir daí, a releitura tornou-se uma verdadeira referência de moda. É lógico que a criatividade e a busca do novo não acabaram e nunca vão acabar; todavia parecia que as criações eram a reinvenção da roda.

Reler não é copiar. Reler é se inspirar, é ler de novo; é enxergar o que parece ter sido esquecido; é percorrer um caminho já trilhado...

…porém com novos passos, novas atitudes, novas respostas às novas necessidades; é dar um agradável toque de saudosismo na contemporaneidade; é unir passado e presente para projetar o futuro; é uma roupa nova com referências pretéritas sem ser figurino ou reconstituição de época; é resgatar o que talvez a mente tenha esquecido, mas que o olho soube enxergar para os novos materiais, por meio de novas técnicas e através de novas soluções” (Braga, 2003).

Conforme o Site Fashion Bubbles, a década futurista dos anos 60 será tendência para inverno 2016. Como era e como volta. Marcas como Prada, Chanel, Louis Vuitton e outras revisitam este período para buscar inspiração para moda que influenciará nas suas coleções.

Assim a moda é marcada por um  ir e vir de movimentos e tendências, registrados pela História da Moda e da Arte que ajudam na composição do futuro, junto com as descobertas científicas e tecnológicas.

Os anos 60 foram caracterizados pela explosão da moda jovem e a criação da minissaia por Mary Quant. Como foi a década em que o homem pisou na lua também era extremamente futurista, trazendo muitas estampas geométricas, vestidos trapézios e Pop Art.

Modelos originais anos 60

Anos 60 – Desfile Prada Fall/Winter 2015, que influenciará o nosso Inverno 2016

 

  Sapato do Desfile Fall/ Winter da Prada 2015 e sapato original dos anos 60. 

Desfile Spring 2015 da Louis Vuitton e fotos dos looks na década de 60 brincando com as listras

 

 

Fotos - http://www.fashionbubbles.com

 

Nas próximas colunas irei falar de Vintage e Customização, não percam.

Agenda cultural