Mais conectados. Mais conteúdo. Muito mais Nova Veneza.

Pioneiros das Danças Urbanas de Criciúma

No último sábado (11/03) aconteceu na Unesc e na Sede da ASDC – Associação Dança Criciúma, o 1° Encontro Pioneiros das Danças Urbanas de Criciúma.

A ideia surgiu para comemorar 20 anos da participação do Grupo The Laws, no Festival de Dança de Joinville, além de promover encontro dos dançarinos da década de 90. O Grupo foi criado em 1995, sendo que 1997 e 1999 o Grupo de Danças Urbanas The Laws, participou duas vezes no palco na Mostra Competitiva do Festival de Dança de Joinville.

Durante o encontro foram trocadas histórias, fotos, recorte de jornal e muita roda integrativa de breaking. Fabricio da Silva, caminhoneiro (39 anos) relatou o seguinte: “Em 1995 quando lançamos o Grupo “The Laws of de Rap” eu lembro que nosso figurino azul da coreografia, minha mãe costurou no modelo de calça que admirávamos naquela época. No ano seguinte deixamos o nome mais curto “The Laws” e estampamos nas camisetas com o logotipo.”

Paula Gregório Gonsalves, coreógrafa (29 anos) ressaltou o seguinte: “O que ficou marcado nesses 15 anos de trajetória nas Danças Urbanas, foi participar pela primeira vez em uma no Festival de Dança Mary Rosa – Itajaí (junho 2002). Nesse ano dançamos a coreografia Quebra-cabeça e ganhamos em primeiro lugar, essa coreografia me marcou muito, e pretendo reconstituir com Grupo Mult Style da Multiplicando Talentos, na qual sou coreógrafa.”

O Encontro contou com a participação de 23 dançarinos urbanos, sendo que a proposta é produzir documentário dos Pioneiros das Danças Urbanas, mantendo a memória dos primeiros grupos que constituíram a história do Street Dance de Criciúma.

A segunda edição do evento acontecerá no dia 29 de abril de 2017, às 18h durante a programação do 6° Festival Dia Internacional de Dança, realizado pela Multiplicando Talentos, no Teatro Municipal Elias Angeloni. 

Agenda cultural