Mais conectados. Mais conteúdo. Muito mais Nova Veneza.

Métodos do Balé Clássico: história e consolidação

A APRODANÇA – Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, criada em 1985, em Florianópolis, dentre suas ações de contribuir com a difusão e divulgação dança em Santa Catarina, vem negociando a vinda para o Sul da doutoranda e pesquisadora da área da dança Caroline Konzen Castro que publicou recentemente o livro Métodos do Balé Clássico: história e consolidação.

Estudar sobre o surgimento e a consolidação dos métodos de balé é um modo prazeroso dos professores de balérefletirem mais profundamente sobre a sua prática docente. Além disso, tem a finalidade de investigar, historicamente, o que tem sido feito em relação ao ensino de balé. 

Têm-se, atualmente, sete Escolas/Métodos, a saber: a Escola Italiana, da qual faz parte o Método Cecchetti; a Escola Francesa ou o Método Francês; a Escola Russa, da qual faz parte o Método Vaganova; a Escola Dinamarquesa, da qual faz parte o Método Bournonville; a Escola Inglesa, da qual faz parte o Método Royal Academyof Dance (R.A.D.); a Escola Americana da qual faz parte o Método Balanchine e a Escola Cubana ou o Método Cubano.Foram selecionadas para esta pesquisa as Escolas mais conhecidas, tanto no Brasil como no mundo, ou seja: a Italiana, a Francesa, a Russa e a Inglesa.

O livro propõe auxiliar alunos, professores, historiadores e profissionais da dança a refletirem sobre as seguintes questões:

 

  • Como os métodos de balé surgiram e como eles se consolidaram?
  • Em qual país estavam as raízes que originaram os métodos de balé?
  • De que forma o contexto político, social e cultural de cada país em que os métodos se desenvolveram contribuíram para as semelhanças e diferenças entre eles?
  • Apesar das diferenças entre os métodos, todos mantêm como base os mesmos princípios que fundamentam a técnica clássica?
  • A estrutura de uma aula de balé é a mesma em todos os métodos de ensino?
  • Em quais aspectos os métodos se relacionam?
  • Como os métodos se disseminaram pelo mundo?
  • Quais as particularidades mais relevantes entre os métodos?

APRODANÇA e o Ponto de Cultura Multiplicando Talentos esta agendando a vinda de Caroline Konzen Castro para o 6° Festival Dia Internacional da Dança, que acontecerá no Teatro Elias Angeloni – Criciúma, no dia 29 de abril de 2017. Na ocasião será realizado Fórum Regional do Setor Dança em parceria com ASDC – Associação Dança Criciúma.

 

Colaboração Maxwell Sandeer Flor

Coach de Projetos Culturais

Presidente da APRODANÇAe ASDC - Associação Dança Criciúma

Agenda cultural