Mais conectados. Mais conteúdo. Muito mais Nova Veneza.

Santa Catarina é reconhecida pelo trade e setor do turismo nacional como um dos melhores roteiros do país

Santa Catarina tem belezas para todos os gostos, culturas das mais variadas tradições. Colonizada por imigrantes portugueses, alemães, italianos, holandeses, austríacos, suíços e gaúchos, além das heranças dos primeiros habitantes, guarda em seus recantos belezas e atrações incríveis, que encantam a todos visitantes.

O Estado foi dividido em dez roteiros turísticos é só escolher o destino que mais tem a ver com você ou então aproveite para conhecer um lugar diferente de tudo o que você já viu. Santa Catarina sempre reserva boas surpresas.

Na região turística catarinense conhecida como Encantos do Sul, você vai encontrar um pouco de tudo. Quem gosta de visitar cidades históricas vai se encantar com Laguna, a terra de Anita Garibaldi. Já Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são ótimos destinos para os adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura, com algumas das mais belas praias e lagoas do Sul do Brasil. Essa faixa litorânea também é o principal berçário das baleias-francas no inverno, outra atração ecoturística da região. No interior, os destaques vão das estâncias termais de Tubarão e Gravatal aos municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes, como é o caso de Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Forquilhinha e as duas maiores cidades sul-catarinenses: Tubarão e Criciúma.

No final do Século XIX, os imigrantes italianos desbravaram o interior da região até o sopé da Serra Geral, fundando povoados que mais tarde se tornariam importantes centros econômicos e culturais: as cidades de Tubarão e Criciúma. Mais modestas, porém não menos interessantes, Urussanga, Nova Veneza e Orleans também se destacam pela influência italiana, presente principalmente na arquitetura, culinária e nas festas típicas. Em São Martinho, Santa Rosa de Lima e Forquilhinha, prevalecem os traços da cultura alemã.

Em todas as regiões de Santa Catarina, há lugares de romaria, santuários e Igrejas históricas. Um dos mais famosos e com maior número de visitantes é o Santuário de Santa Madre Paulina situado em Nova Trento, na Grande Florianópolis. Cidades como Angelina e Nova Veneza também são destaques no turismo religioso no estado.

No sul de Santa Catarina encontramos um dos roteiros mais novos na região e que vem crescendo dia a dia, o roteiro de ecoturismo e turismo de aventura.

O Rotas do Aguaí é o primeiro roteiro catarinense elaborado no entorno de uma Unidade de Conservação. Roteiro consciente e sustentável da Reserva Biológica do Aguaí, que abrange os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso e fazendo limite na parte superior com Bom Jardim da Serra.

Desta forma, todos devem ter a responsabilidade social e ambiental para sua utilização. A Reserva é um espaço preservado e inóspito, portanto não se aventure sem nos contatar uma boa operadora de turismo, o Rotas possui profissionais capacitados e responsáveis para a condução nas atividades.

É só escolher entre Serra ou Mar, natureza ou cidade, sossego ou agitação, Santa Catarina tem de tudo e a cada ano traz muito mais turistas descobrindo essa região tão rica e tão diversificada.

Em Nova Veneza a operadora Roteiros do Sul disponibiliza desses materiais e informações necessárias para você fazer um bom passeio na região sul.

Franciele Mazzorana Zuchinalli

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

(48) 99596781

 

Agenda cultural