Mais conectados. Mais conteúdo. Muito mais Nova Veneza.

Porque é tão importante mastigar bem os alimentos?

Com a correria do dia a dia, está cada vez mais comum uma mastigação incorreta. Porém, é de suma importância o ato de mastigar bem os alimentos para a sua saúde. 

No momento da mastigação, ocorre a quebra e a trituração dos alimentos ingeridos em pedaços menores. Além disso, mastigar bem os alimentos também facilita o trabalho do nosso organismo em fazer a digestão, pois as enzimas e sucos digestivos se misturam melhor aos alimentos promovendo uma maior absorção dos nutrientes.

A mastigação lenta e correta permite que o cérebro ative vários neurotransmissores no corpo, desta forma, “o recado” é enviado ao centro da saciedade de que você já está satisfeito, isto é, que já é hora de parar de se alimentar. Devemos comer devagar para não exageramos nas refeições, dando tempo ao corpo de sentir-se satisfeito e não comer mais do que deve durante uma refeição. Portanto, a mastigação lenta auxilia na perda de peso.

Então, não se esqueça de mastigar bem os alimentos e a seguir algumas dicas de como ter uma refeição agradável:

  • Aprecie o alimento que colocou no prato, as cores, os formatos dos alimentos e procure saboreá-lo com calma, sentindo todos os sabores.
  • Leve uma pequena quantidade à boca e mastigue lentamente. Concentre-se na sua mastigação e nos sabores dos alimentos.
  • Enquanto mastiga descanse os talheres no prato.
  • Evite assistir televisão, ler revistas, jornais ou falar ao telefone enquanto se alimenta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ednara Savio Caetano

Nutricionista CRN 2342

Galeria Azelinda Boaroli, Rua dos Imigrantes, sala 04,

Centro, Nova Veneza, SC

Contato: (48) 9609 2633

Agenda cultural