Mais conectados. Mais conteúdo. Muito mais Nova Veneza.

Temperos industrializados: um perigoso a mesa

O ato de se alimentar é uma mistura de sensações, prazer e sentimentos.

O preparo de uma refeição saborosa envolve várias situações, como qualidade do alimento, cozinhar com amor e o uso de temperos.

Atualmente, encontramos uma vasta quantidade de temperos prontos como: caldo de galinha, de carne e de legumes; amaciante de carne, tempero de alho e cebola, molho de soja e realçadores de sabor (principalmente na pipoca de microondas).

Estes produtos trazem vários malefícios, já que viciam as papilas gustativas, e desta forma, as pessoas que estão habituadas com o uso destes temperos normalmente se tornam dependentes, pois o paladar se acostuma com o sabor.

Isto acontece devido a um aditivo que é colocado nestes temperos, o glutamato monossódico. O mesmo funciona como realçador de sabor, por isso é utilizado em grandes quantidades em comidas processadas e industrializadas.

Esta substância é prejudicial à saúde, pois pode causar várias reações, como enxaqueca, asma, náuseas, vômitos, tonturas, irregularidades cardíacas e reações alérgicas.

Além de todos estes prejuízos, estes temperos industrializados possuem uma grande quantidade de sal (sódio). Quando ingerimos muito sal na alimentação, isto sobrecarrega os rins e com o tempo causa hipertensão arterial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o uso de menos de 2 gramas de sódio para consumo diário. Esta quantidade seria menos de uma colher rasa (chá) de sal.

Se pararmos para observarmos o rótulo nutricional de um tempero industrializado, um “tablete” já contém a quantidade estipulada pela OMS. Então, se você usa tempero pronto para deixar o arroz mais “soltinho” e temperado, usa amaciante para amolecer sua carne, você está comendo uma bomba.

Portanto, mude seus hábitos alimentares, evite utilizar temperos industrializados. E lembrem-se os alimentos já possuem sódio de forma natural.

Procure sempre ler os rótulos e as informações nutricionais do que você compra no supermercado.

Uma sugestão é usar temperos e ervas naturais, como: alho, cebola, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, coentro, alecrim.

 

Ednara Savio Caetano

Nutricionista CRN 2342

Centro Comercial Azelinda Boaroli, Rua dos Imigrantes, sala 04,

Centro, Nova Veneza, SC

Contato: (48) 9609 2633

Agenda cultural