Mais conectados. Mais conteúdo. Muito mais Nova Veneza.

Reajuste salarial, vereador mirim e outros assuntos do dia a dia

Reajuste de servidores municipais

A sessão da Câmara de Vereadores da última terça-feira, 05/04, teve como principal pauta o reajuste salarial dos servidores públicos municipais.

O Projeto de Lei do poder executivo, aprovado pela Câmara, concede aos servidores do magistério o reajuste de 11,36%, tendo em vista o piso nacional. Aos demais colaboradores, o reajuste foi de 100%, correspondente à inflação acumulada desde janeiro de 2015.

Vereador Mirim

O projeto Vereador Mirim passa por uma fase decisiva. Definidos os candidatos de cada escola, os meninos e meninas elaboram suas propostas e buscam votos junto aos colegas. Portanto, os jovens têm a função de entender quais as principais necessidades de seus colégios e também dos colegas, promovendo, desta forma, a consciência coletiva.

Na próxima semana, serão realizadas as votações nos centros educacionais e ficarão definidos os representantes que participarão dos cursos e das sessões. Professores e funcionários também estão mobilizados para este seja um momento importante de aprendizado para os estudantes.

Na sessão da Câmara dessa terça-feira, duas candidatas fizeram questão de acompanhar os trabalhos dos vereadores. Mirela e Pérola, da escola Vitor Savi, acompanhadas por familiares, foram recebidas pelos vereadores e conheceram um pouco das atividades realizadas na Câmara.

 

Nova filiação tucana

Nos últimos momentos do prazo eleitoral, o PSDB de Nova Veneza filiou Vanei Spilere, ex-progressista, irmão do vereador Vanderlei Spilere (PMDB). O ato aconteceu na última sexta-feira, dia 01 de abril, nas dependências do Cartório Eleitoral em Criciúma. O aval ao ninho tucano foi feito pelo pré candidato a prefeito Rogério José Frigo e do vereador, Aroldo Frigo Junior.

Vanei vem para fortalecer o PSDB e é um dos pré candidato para concorrer uma vaga para a Câmara de Vereadores pelo Distrito do Caravaggio. O outro nome tucano é do ex-intendente Arlindo da Silva. Se o partido disputar a eleição municipal de chapa pura Vanei poderá ser vice de Frigo.

Reunião com avicultores

O vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) acompanhou a deputada federal, Geovânia de Sá na reunião de apresentação de um relatório sobre a situação econômica e perspectivas para os avicultores da região Sul realizado no último sábado, dia 2, no Teatro Municipal, em Nova Veneza. Durante o encontro, a deputada e vereador se colocaram à disposição para colaborar na criação de uma cooperativa, uma das alternativas para melhorias nas condições de trabalhadores dos avicultores.

Segundo Emir Tezza, o preço final do frango sobe, mas os avicultores continuam trabalhando apenas para cobrir despesas. Em outros estados como o Paraná, a indústria fornece os pintinhos, a ração e assistência técnica. O criador entra com a estrutura, como galpões e energia elétrica, e com a mão de obra. E com isso criadores cada vez mais satisfeitos e bem remunerados, os galpões se multiplicam no oeste do Paraná.

 Manter a cidade florida

A nossa bela e linda Nova Veneza atrai centenas de pessoas de toda a região Sul para a realização de books fotográficos. E vamos combinar que belezas é o que não falta por aqui. O que me leva a fazer esse comentário é a falta de respeito com o embelezamento da cidade. No final de semana presenciei um profissional e seu cliente clicando em nossa Praça Humberto Bortoluzzi. E entre uma foto e outra, a profissional arrancou uma flor para a sua cliente segurar. Penso que, os profissionais precisam ter consciência que a cidade é bonita, florida e é preciso zelar por isso. Imaginem se cada um que vier quebrar uma flor? Educação se aprende em casa e vamos colaborar com a nossa cidade.

 

Música na praça

E pra quem gosta de saborear a excelente gastronomia de Nova Veneza nos finais de semana, a cidade terá um atrativo especial. A Associação Neoveneziana de Turismo (ANET) esta promovendo nas noites de sexta e sábado e, no domingo à tarde, música ao vivo, no coreto da Praça Humberto Bortoluzzi, na área central. E na programação, sexta quem anima é acústico LPA, de Criciúma. E no domingo, a partir das 13h30 é o grupo musical Eco di Venessia com as tradições canções italianas. Uma ação que visa agregar ainda mais atrair visitantes na rota gastronômica.

 

Campanha da LP

A Lança Perfume criou a campanha “The Good Old Jeans” para te ajudar a dar uma repaginada no guarda-roupa e ainda ajudar o próximo! Já pensou trocar o seu jeans antigo por um novinho?

De 06 a 17 de abril, todas as clientes que levarem o seu jeans usado (de qualquer marca) à uma loja da Lança Perfume receberão um desconto de R$ 70,00 para comprar uma nova peça da linha Jeans Winter 16. O mais bacana é que todas as peças recebidas durante a ação serão doadas para instituições de caridade. Em Nova Veneza, o horário de atendimento é de segunda a sábado, das 10h às 20h. E no domingo das 12h às 20h, na rua Nicolau Pederneiras, 85, no centro da cidade.

 

Notinhas & Notáveis

Recebi o convite do amigo Fera Ghellere para prestigiar a quinta da costela com acompanhamento, no CTG Fronteira da Serra. È mais uma opção gastronômica da nossa cidade.

Realizar manutenção preventiva e corretiva em sistemas de suspensão, direção e freios é importante e fundamental para a segurança do condutores. A Rovaris Auto Center trabalha também com a instalação de som automotivo, acessórios, películas e alarmes. É o nosso novo parceiro da coluna. Faça uma visita na Rovaris e comprove a qualidade no atendimento na Rua Antônio Remor, nº 593, bem na entrada de Nova Veneza.

E o casal Bruna Perico e Adriano Marangoni manda um alô direto de Karben, na Alemanha para os leitores da coluna.  

 

Agenda cultural